segunda-feira, 25 de julho de 2011

Emagrecimento no inverno

Mitos e Verdades


O Frio também pode te ajudar a Emagrecer!

As temperaturas caíram e você só pensa em chocolate quente e fondue? Calma, a primeira coisa a saber é que o frio pode, sim, ser seu grande aliado para emagrecer e chegar ao verão com as medidas dos seus sonhos. Ao contrário do que muita gente pensa, o metabolismo fica mais acelerado no inverno, já que precisa gastar mais energia só para manter o corpo aquecido. Ou seja, perder gordura fica mais fácil, desde que você não caia em alguns mitos e não exagere nas calorias.


Mito ou Verdade?
1. No frio nosso corpo precisa de mais comida.
Mito! O gasto energético para manter o corpo aquecido só é mais relevante em países de frio rigoroso. No inverno brasileiro as blusas, casacos, gorros e luvas resolvem perfeitamente a questão e mantêm o corpo em sua temperatura ideal sem muito esforço.
2. O frio dá mais fome.
Mito! O que acontece é que, às vezes, o psicológico fala mais alto. Por exemplo: quem não gosta do inverno pode ficar deprimido durante a estação e comer mais para compensar o bode com o tempo.

3. O inverno é uma ótima época para começar sua dieta.
Verdade! Como é mais fácil queimar gorduras no frio, a reeducação alimentar e metabólica pode ficar mais fácil e você já estará acostumada quando o verão chegar.

4. Já que o metabolismo fica mais acelerado, posso dar um tempo na ginástica
Mito! Apesar do metabolismo realmente ficar mais rápido no frio, interromper as atividades físicas só vai trazer prejuízos. O ideal é aproveitar a maior facilidade de queimar calorias e fazer exatamente o oposto: não faltar na academia e aproveitar os meses gelados para dar uma secada no corpo.

Diga sim...

Às sopas e cremes antes do prato principal, eles ajudam a saciar a fome.

À ingestão de líquidos. Manter a hidratação no inverno é tão fundamental quanto no verão, não se descuide! Abuse da ágüa e dos sucos.

À alimentação de 3h em 3h, assim você fraciona sua ingestão de alimentos e evita o exagero. Mas resista ao pão de queijo, vá de salada de frutas, um copo de iogurte light ou até mesmo uma barrinha de cereal

Ao foundue, afinal é um prato irresistível no frio. Contudo, dê preferência aos de queijo magro. Se conseguir, troque o pãozinho por vegetais como brócolis e pepino, que ficam bem saborosos!

Às massas, que ganham um charme especial com as baixas temperaturas. É só não abusar na quantidade e optar por molhos mais magros, como os de tomate

Ao filme com pipoca, uma combinação perfeita no inverno. Mas diminua ao máximo a margarina e a manteiga: estoure em saco de papel ou, se não tiver outro jeito, com óleo vegetal e pouco sal, para não reter líquidos

Aos pães, afinal ninguém é de ferro, mas compre só os lights e tente evitá-los no jantar

Às saladas, e acrescente legumes e verduras refogados, assim, você ainda ingere mais fibras


Diga não...

Às sopas calóricas, como as de bacon e queijos gordos e opte pelas nutritivas como as de legumes.

Ao chocolate quente, substitua por um chá com adoçante. Mas, se não der para resistir a esta iguaria, opte por leite desnatado e chocolate light

Ao exagero nos alimentos light, é verdade que eles têm menos calorias, mas isso não quer dizer que dá para consumir sem freio

Aos patês e queijos gordos, especialmente se acompanhados de pães doces ou com bastante miolo. Vá de torradas e patês sem maionese.

Ao filme com pipoca, uma combinação perfeita no inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário